Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dos Gabinetes - Padre Pedro pede identificação de RH e tipo sanguíneo para recém-nascidos

    Um projeto de lei apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) propõe que maternidades públicas, privadas e estabelecimentos hospitalares incluam a identificação do fator RH e do grupo sanguíneo dos recém-nascidos como procedimento padrão. A medida, prevista no PL 302/2012, permite um histórico mais completo dos bebês.

    Atualmente, os bebês já passam pelo teste do pezinho, como é chamado o teste de Guthrie. Ele é obrigatório desde 1992. Nele, os médicos recolhem o sangue do calcanhar do bebê, no período entre três e sete dias de vida. Isso garante o diagnóstico precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.

    O teste proposto por Padre Pedro busca informações que são importantes principalmente nos casos de urgência. “A informação é fundamental na ocorrência de acidentes e tratamentos de urgência, que exigem transfusão de sangue. Vemos muitos adultos que somente descobrem seu tipo sanguíneo nas ocasiões em que precisam realizar algum procedimento”, afirma o parlamentar. Padre Pedro ainda destaca que a identificação através do tipo sanguíneo, quando feita na própria sala de parto, reduz também as chances de uma troca acidental na maternidade.

    Cássio Turra

    Assessoria de Imprensa

    Mandato Popular

    Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)

    (48) 3221-2726

    (48) 9947-2049

    www.padrepedro.com.br

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-padre-pedro-pede-identificacao-de-rh-e-tipo-sanguineo-para-recem-nascidos/100127195

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)