Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ato público mostra que Código Ambiental catarinense é modelo de legislação

    Na presença de mais de 3 mil agricultores reunidos nesta tarde (8), na praça Coronel Bertaso, em Chapecó, durante um ato público em Defesa do Código Ambiental de Santa Catarina, foi anunciado que será entregue no Congresso Nacional um projeto para o Código Ambiental Brasileiro. Esta proposta deverá substituir o atual Código Florestal Brasileiro, criado em 1965 e que tem suscitado discussão em torno da legalidade de um ou outro artigo do código ambiental aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, em 31 de março deste ano.

    O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), comentou durante o anúncio da nova proposta que o atual Código Florestal é ideológico e sem base científica, dotado de contradições e que dificulta o desenvolvimento do setor produtivo. Tudo isso em contraposição ao Código Ambiental catarinense, que se baseia em dados técnicos, na realidade geográfica diferenciada dos demais entes federativos e que deverá servir de modelo aos demais estados brasileiros.

    O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jorginho Mello (PSDB), que esteve em encontro de presidentes dos parlamentos estaduais em São Paulo, comenta que a lei catarinense tem sido um modelo de legislação ambiental, ampliando a discussão no âmbito nacional. Ele comentou que a mobilização realizada em Chapecó mostra como é consistente e fundamentado o apoio à lei aprovada pelos parlamentares estaduais. Mello tranqüilizou os agricultores presentes ao informar que, diferente do que algumas personalidades ambientalistas vêm manifestando, os produtores rurais estão protegidos por uma lei que tem eficácia. Comentou ainda que, durante a visita a autoridades em Brasília, acompanhados de líderes partidários, pôde explicar aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do que se trata a proposta aprovada pelo Legislativo catarinense, provando que o código estadual não está em desacordo com a Constituição Federal .

    O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, José Zeferino Pedroso, reafirmou o que vem se mostrando um consenso entre entidades representativas e autoridades: o Código Ambiental tem como proposta a defesa do meio ambiente aliada à sustentabilidade do setor produtivo. "É uma proposta tão boa que estados como Mato Grasso, Paraná e São Paulo querem partir para medida semelhante à de Santa Catarina. Nós não estamos sozinhos, apenas demos o primeiro passo." Pedroso agradeceu ao respaldo que a Assembleia, à qual se referiu como corajosa e à frente de seu tempo, que, conjuntamente com entidades organizadas e a sociedade, buscou se tornar uma voz única. "Somos, sim, a favor do meio ambiente e de sua preservação, mas também queremos que sejam respeitados os direitos consolidados."

    O relator do Código Ambiental, deputado Romildo Titon (PMDB), lembrou que a proposta agora transformada em lei nasceu da sociedade, das ruas, das federações, dos produtores rurais. Não foi uma questão imposta, mas, sim, resultado de um amplo debate. A Assembleia Legislativa, através das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, Agricultura e de Meio Ambiente, realizou uma debate ampliado nas diversas regiões do estado, colhendo durante audiências públicas os subsídios necessários para melhorar o projeto enviado pelo governo.

    Autonomia

    Demonstrando a importância do ato público e o significado que a aprovação do Código Ambiental catarinense tem no contexto nacional, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), lembrou que o código gaúcho foi feito em processo semelhante ao catarinense. Ela defendeu que as manifestações sejam constantes junto às autoridades em Brasília a fim de que cada estado possa ter sua autonomia respeitada para legislar em acordo com sua realidade. "Se alguma coisa está errada são as regras que ferem a autonomia dos estados brasileiros." A governadora gaúcha disse que o povo de Santa Catarina escolheu este código ambiental "e, assim sendo, esta lei terá que ser respeitada".

    Na mesma linha, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), disse que a defesa e o apoio ao Código Ambiental são também uma questão de luta contra a deformação da Constituição Federal . Acrescentou que os que falam contra a iniciativa catarinense não levam em conta a proporção continental do país, as peculiaridades geográficas de cada estado e nem a condição ultrapassada do Código Florestal que pode ainda fazer sentido na tentativa de preservar algumas condições de estados como Amazonas, de enormes proporções e realidade distinta. "Nosso código é fruto da vontade do agricultor. E quem melhor que ele para defender o meio ambiente, uma vez que sabe que é da terra que tira sua riqueza e, portanto, não pode mal tratá-la", questionou.

    Evento prestigiado

    O ato público em defesa do Código Ambiental demonstrou, pelo número de agricultores, entidades de classe organizadas e de lideranças políticas, a importância do assunto e a seriedade com que está sendo tratado. A manifestação em Chapecó contou com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio (DEM), dos deputados Reno Caramori (PP), Renato Hinnig (PMDB), Marcos Vieira (PSDB), Moacir Sopelsa, dos secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável, deputado Onofre Agostini (DEM), da Articulação Política, Valdir Cobalchini (PMDB), da

    Articulação Nacional, Geraldo Althoff (DEM), da Agricultura, deputado Antônio Ceron (DEM), dos senadores Raimundo Colombo (DEM) e Neuto de Conto (PMDB); dos deputados federais Valdir Colato, Celso Maldaner (PMDB) e Odacir Zonta (PP), e ainda do vice governador Leonel Pavan (PSDB). (Scheila Dziedzic/Divulgação Alesc)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ato-publico-mostra-que-codigo-ambiental-catarinense-e-modelo-de-legislacao/1050457

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)