Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jovens tiram dúvidas sobre o novo Código Ambiental catarinense

    Alunos da 9ª série da Escola Autonomia, de Florianópolis, aproveitaram a presença dos deputados Edison Andrino (PMDB) e Professor Sério Grando (PPS) para esclarecer dúvidas relacionadas com o novo código ambiental. O bate-papo sobre Plano de Desenvolvimento Sustentável aconteceu na gravação do Programa Fala Jovem, na tarde desta quinta-feira (24), no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.

    O programa é mais uma parceria da Escola do Legislativo e da TVAL e será exibido no domingo (27) nos canais 16 da Net, 20 da TVA, e pelo site www.alesc.sc.gov.br/tval. O Fala Jovem foi criado para estimular a participação política da juventude. Ele também aproxima o jovem do político. Todo programa conta com uma atração musical e o cantor Zabeba embalou a gravação de hoje.

    Para os estudantes, a preservação do meio ambiente é o principal objeto do Plano de Desenvolvimento Sustentável e a aprovação do novo Código Ambiental, no mês de março deste ano, deve ter esta função, mas alguns de seus dispositivos ainda geram incertezas nos alunos.

    O assoreamento dos rios, a preservação da mata ciliar, o impacto ambiental e os desastres ambientais foram alvo de muitas perguntas. Andrino mencionou a importância da conscientização das novas gerações para a preservação das reservas ambientais e para um desenvolvimento responsável. “A juventude de hoje é mais consciente do que foi a minha geração com relação à importância da preservação ambiental”, observou.

    Ele defende a descentralização da legislação ambiental para respeitar a peculiaridade de cada estado. “A realidade ambiental de cada estado brasileiro é diferente. Os produtores rurais da região da Grande Florianópolis têm um espaço muito pequeno para a plantação porque a maioria das propriedades tem nascentes de rios”, justificou.

    Sobre os pontos positivos do novo código, Grando informou que ele facilita o conhecimento da legislação a cerca deste ramo, pois antes os catarinenses tinham que se orientar por 78 leis dispersas. “Isto beneficiou o conhecimento, já que toda legislação ambiental está contida no código. Mas existem outros benefícios como a compensação de serviços ambientais e a flexibilização das áreas consolidadas”, explicou.

    Grando também falou sobre as catástrofes naturais que abalaram Santa Catarina. Segundo ele, estes eventos climáticos não foram provocados exclusivamente pelo desmatamento, mas por um conjunto de fatores, como o surgimento da máquina a vapor e da combustão do dióxido de carbono. “Vocês vão herdar estas consequências e terão que aprender a conviver com estas transformações climáticas”, lamentou. (Denise Arruda Bortolon/Divulgação Alesc)

    Próximas gravações

    22 de outubro, em Curitibanos;

    23 de outubro, em Caçador;

    29 de outubro, em São Bento do Sul;

    05 de novembro, em Itajaí;

    06 de novembro, em Balneário Camboriú.

    Próximos eventos da escola:

    - Curso de Teatro - 25 de setembro a 4 de novembro, no Plenarinho Paulo Stuart Wright

    - Tela Crítica - dia 28 de setembro, às 14 horas, no Plenarinho Paulo Stuart Wright

    - Ciclo de debates sobre Formação Política - dia 2 de outubro, às 9 horas, na Câmara Municipal de Anchieta

    - Palestra “Mais Saúde Para o Homem” - dia 6 de outubro, às 18 horas, no Plenarinho Paulo Stuart Wright

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovens-tiram-duvidas-sobre-o-novo-codigo-ambiental-catarinense/1909185

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)