Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instituída a Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão

    Aprovado hoje (27) o Projeto de Lei nº 283/10, da deputada Angela Albino (PCdoB), que institui a Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão, a ser comemorada, anualmente, de 16 a 23 de dezembro. A data estabelecida refere-se ao desembarque, no ancoradouro de Nossa Senhora do Desterro, no dia 23 de dezembro de 1803, em um navio oficial da Rússia, de cinco japoneses sobreviventes, recolhidos nas proximidades do Alasca, do naufrágio do veleiro Wakamiya-maru.

    Conta a parlamentar, na justificativa da proposição, que os japoneses, ao chegarem à Ilha de Santa Catarina, ficaram admirados com as belezas naturais e com o cotidiano dos ilhéus e passaram a anotar tudo que se passava durante a sua estadia. No retorno, foram interrogados por funcionários do xogunato e o relato, rico em detalhes, está registrado em um original no acervo da biblioteca de Nagasaki. O primeiro registro da passagem de japoneses pelo Brasil foi descoberto em 1908, início do processo de imigração japonesa em nosso país.

    Angela Albino destaca que a ampla divulgação do fato histórico pode dar impulso a novas oportunidades de intercâmbio e aumento dos laços de amizade entre brasileiros e japoneses, tarefa que já vem sendo realizada pela Associação Nipo-Catarinense e Associação Ishimaki Wakamiya-maru Hyouryuu. (Rubens Vargas)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituida-a-semana-estadual-da-amizade-brasil-japao/2439876

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)