Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dos Gabinetes - Ana Paula quer responsabilidade da prefeitura de Blumenau no cadastramento no programa "Minha Casa, Minh

    A situação das obras do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Blumenau e a notificação da Caixa Econômica Federal ao prefeito da cidade, João Paulo Kleinübing, solicitando que ele encaminhe documentação das famílias cadastradas para ocuparem apartamentos já concluídos, foram motivo de debate na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (02). Quem levantou o assunto foi a deputada Ana Paula Lima (PT), preocupada com as famílias que ainda vivem em abrigos, desde que perderam suas moradias na tragédia climática em novembro de 2008.

    “É um absurdo esta situação. Centenas de famílias sobrevivem há mais de dois anos em abrigos desumanos e o prefeito não tem a capacidade de encaminhar a documentação exigida para que essas mães, pais e crianças tenham acesso ao sonho da casa própria. Isso é uma vergonha, é um crime sem precedente”, declarou Ana Paula.

    Tendo acompanhado as consequências da catástrofe, especialmente como presidente do Fórum Permanente de Solidariedade e pela Reconstrução das Cidades Atingidas pelas Enchentes e Deslizamentos em 2008, a parlamentar apelou para que o Poder Executivo em Blumenau agilize o cadastramento das famílias.

    Filas - Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, a deputada lembrou que “no ano passado, em ano eleitoral, a prefeitura fez grande divulgação para cadastro das famílias, ocasionando grandes filas no centro da cidade e oferecendo o sonho da casa própria.” Porém, passadas as eleições, “as famílias estão ansiosas esperando e a prefeitura não encaminha para a Caixa a relação dos beneficiados.” Ela destacou, ainda, que o governo federal está construindo as obras e a prefeitura deve assumir a sua responsabilidade no cadastramento.

    Toda a denúncia da parlamentar foi baseada em relatório contendo imagens das obras do programa Minha Casa, Minha Vida, mostradas ao vivo pela TV Assembleia. Entre as obras mostradas, está o Residencial Hamburgo, no Bairro Badenfurt, com capacidade para a moradia de 160 famílias. Esse conjunto habitacional está concluído e aguarda a lista dos cadastrados. Outro exemplo é o Condomínio Morada das Figueiras, Araucária, Paineiras e Manacás, situado no bairro Passo Manso, e cuja obra está concluída. Aqui, poderão residir 580 famílias, mas também não foi apresentada a lista dos possíveis moradores à Caixa.

    Em seu pronunciamento a deputada também cobrou explicações da prefeitura em relação a obras para as quais foram liberados recursos do Governo Federal e que deveriam ser realizadas pelo município. No entanto, essas obras estariam abandonadas como o Condomínio Libertadores, no bairro Itoupavazinha. Na mesma condição, estão, segundo a deputada, um restaurante popular e uma cozinha comunitária.

    Linete Martins

    Assessora de Imprensa

    Gabinete Deputada Ana Paula Lima (PT)

    (48) 3221-2680

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-ana-paula-quer-responsabilidade-da-prefeitura-de-blumenau-no-cadastramento-no-programa-minha-casa-minh/2592332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)