Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alerta em Plenário traz de volta o debate do Código Ambiental catarinense

    Os deputados petistas Pedro Uczai e Jailson Lima elogiaram a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de solidariedade ao povo catarinense, enviando recursos para os atingidos pelas cheias, além de alertar para a necessidade de se elaborar com mais consciência o Código Ambiental catarinense. Críticas construtivas, assinalou Uczai, de aviso para o futuro e para que se cuide mais do meio ambiente, evitando a continuidade das plantações desordenadas que ocupam os morros.

    O líder do PT diz que a tragédia não foi causada somente pela inundação, mas pelo próprio homem. Ficou impressionado com as imagens aéreas ao sobrevoar muitas áreas, acompanhado de técnicos do Corpo de Bombeiros. Viu plantações de eucalipto e de banana em picos de morro com inclinação maior do que 45 graus, o que é proibido pela legislação. “Não tinha nenhuma planta nativa”, observou.

    Constatou que ao longo dos cursos d’água não há mata ciliar. ”Foi tudo desmatado, principalmente onde há lavouras de arroz. E vamos votar o Código Ambiental num momento conjuntural que queríamos ter evitado”, lamenta Uczai. Para os deputados, o governo e o povo se solidarizam com os atingidos, “mas não podem se calar diante de um Código que vai destruir a legislação federal. Precisamos definir se vamos ter mais ou vamos ter menos tragédias daqui a algum tempo.”

    Jailson também elogiou a solidariedade do povo catarinense. Lembrou que há ainda muitas pessoas sem atendimento e casas com famílias inteiras ainda soterradas. “Ligaram de Jaraguá do Sul para informar sobre essa situação, pois não há uma motossera no local para uso dos bombeiros. O que está acontecendo é o grito da natureza em Santa Catarina, pedindo socorro e alertando sobre as nossas responsabilidades. Lembro que em 2007 fomos o estado brasileiro com o maior índice de desmatamento da Mata Atlântica.” (Verlaine Silveira/ Divulgação Alesc)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alerta-em-plenario-traz-de-volta-o-debate-do-codigo-ambiental-catarinense/275116

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)