Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Primeira etapa do campus da UFFS em Chapecó deve ficar pronta no segundo semestre

    A Universidade Federal da Fronteira Sul deve inaugurar no segundo semestre deste ano a primeira etapa do campus de Chapecó, que está sendo construído nas proximidades da SC-459 (estrada para o município de Guatambu), a cerca de 10 quilômetros da zona urbana. A informação foi passada pelo reitor da universidade, Jaime Giolo, e pelo responsável pelas obras, engenheiro Canísio Roque Schmidt, durante visita da deputada Luciane Carminatti (PT) ao canteiro de obras, na manhã desta terça-feira (5).

    Atualmente, as atividades da UFFS em Chapecó estão espalhadas em seis imóveis diferentes. De acordo com Schmidt, nas próximas semanas devem ser entregues os dois primeiros blocos do campus, com 5 mil metros quadrados de área construída cada. Os blocos, juntos, contam com 80 módulos, que podem ser transformados em salas de aula ou em dependências administrativas.

    A expectativa é que todas as atividades da universidade já estejam concentradas no novo campus em 2013. Para isso, até lá, já estarão prontos os laboratórios didáticos, a biblioteca e o restaurante universitário.

    O projeto do campus prevê, ainda, sede da reitoria, centro de convivência com auditório para 1 mil pessoas, entre outras dependências. Ao final, a unidade terá cerca de 50 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 91,6 hectares, doado por empresários de Chapecó. “A UFFS é um projeto diferenciado, pois é uma universidade que nasceu da participação popular, da mobilização da sociedade de Chepecó e região”, afirma o responsável pelas obras

    Importância

    Durante a visita, Schimidt e o reitor deram à deputada Luciane Carminatti detalhes da obra. O empreendimento terá alguns diferenciais, como o reaproveitamento da água da chuva. A visita foi acompanhada por membros de entidades que participaram da mobilização para a construção da universidade, como Associação Comercial e Industrial de Chapecó e OAB.

    “Isso mostra que o campus da UFFS é o principal canteiro de obras em andamento em Chapecó, que no futuro será algo responsável por investimentos importantes no desenvolvimento de toda a região e na melhoria da qualidade de vida da população, com a geração de empregos e a formação de profissionais de qualidade”, destacou Luciane.

    No encontro, o reitor demonstrou preocupação com as obras para a conclusão do acesso ao futuro campus, que ainda não foram iniciadas. De acordo com o termo de cooperação assinado para a implantação da universidade em Chapecó, caberia à prefeitura local a construção do acesso, orçado em R$ 6 milhões. Atualmente, a única via que liga a SC-495 ao futuro campus é uma estrada de terra, que atravessa propriedades rurais.

    A deputada afirmou que, em contato com o presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (PSD), pediu a realização de uma audiência com o governador Raimundo Colombo (PSD) para discutir os investimentos do estado na infraestrutura, em especial na SC-495, e na implantação do curso de medicina no campus de Chapecó.

    “Ficamos felizes de ver que depois de tanta luta conseguimos trazer, depois de 50 anos, a segunda universidade federal para Santa Catarina e com sede em Chapecó”, disse a deputada.

    A universidade

    Criada em setembro de 2009, a UFFS tem cinco campi: dois no Rio Grande do Sul (Erechim e Cerro Largo), dois no Paraná (Laranjeiras do Sul e Realeza) e a sede (Chapecó). Em pouco mais de dois anos de funcionamento, são quase cinco mil alunos, distribuídos em 39 cursos de graduação, oito de especialização e um mestrado, que foi autorizado recentemente. A instituição emprega ainda 430 professores e outros 400 técnicos.

    No campus de Chapecó, são 11 cursos, voltados principalmente para a formação de professores e educadores e para a vocação agroindustrial do Oeste Catarinense. O 12º curso (Licenciatura em Matemática) será instalado em breve. (Marcelo Espinoza)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações429
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeira-etapa-do-campus-da-uffs-em-chapeco-deve-ficar-pronta-no-segundo-semestre/3142251

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)