Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Código Ambiental será votado na próxima semana

    Na tentativa de um consenso entre os parlamentares sobre os pontos ainda divergentes do Código Ambiental, o deputado Romildo Titon (PMDB), relator da matéria, abriu espaço para novo entendimento. Na noite de quarta-feira (25) houve uma reunião entre as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Finanças e Tributação, Agricultura e Política Rural e de Turismo e Meio Ambiente, mas sem avanço em relação às divergências. A apresentação do relatório e voto favorável ao projeto aconteceu na CCJ da última terça-feira (23). No dia 31 (terça-feira), o relatório e o voto serão deliberados em reunião conjunta das comissões, seguindo, depois, para votação em Plenário.

    O Projeto de Lei nº 238 /08, que engloba 26 leis estaduais, recebeu 216 emendas, 144 somente da bancada do PT. Do total de emendas apresentadas, aproximadamente 50% foram acatadas. As demais serviram para ajustes no processo. O fato é que, desde março do ano passado, após dar entrada na Casa, e mesmo depois das 10 audiências públicas realizadas para tratar do assunto, o Código Ambiental continua movimentando o Legislativo, seja nas reuniões das comissões técnicas ou na tribuna das sessões ordinárias.

    No centro da polêmica está o limite das Áreas de Preservação Permanente (APPs), assunto que foi debatido entre os parlamentares no encontro de quarta-feira por mais de duas horas, sem concordância. Atualmente, por força de legislação federal, a obrigatoriedade do trecho preservado é de 30 metros a partir das margens dos rios. Após longos debates e várias sugestões, Titon diferenciou o recuo de acordo com o tamanho da propriedade. As pequenas, de até 50 hectares, ficam com um limite mínimo de cindo metros. Para as demais, o menor recuo será de 10 metros, podendo variar de acordo com estudos técnicos elaborados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina (Epagri), que justifiquem a adoção de novos parâmetros. Conforme o parlamentar, alguns itens que geravam desentendimentos foram resolvidos, como o artigo que tratava do parcelamento do solo, suprimido pelo relator.

    Proposto no PL através de um substitutivo global, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais obedece ao princípio conservador-receptor e possibilita aos proprietários que possuem áreas onde o ecossistema natural está presente a prestar serviços ambientais à sociedade e ao meio ambiente, podendo ser remunerados pela sua manutenção e aprimoramento de recursos naturais - proteção da água, do solo, da biodiversidade. Este ponto, contestado pelos deputados do PT, é considerado pelo relator como um dos grandes avanços da matéria. Na matéria está previsto que a regulamentação pelo Executivo seja efetuada num prazo máximo de 180 dias. "Não temos nada que garanta o envio do documento pelo governo, e se ele não o fizer, vamos ficar sem esse instrumento de cobrança", frisou Décio Góes (PT).

    A complexidade da peça era de conhecimento de todos os parlamentares e interessados, principalmente de Titon, que teve a responsabilidade de conduzir o projeto encaminhado pelo Executivo. "Não tinha a menor dúvida das polêmicas que seriam geradas. Meu voto foi fruto de amplos diálogos tentando buscar um entendimento comum", disse. O parlamentar afirmou, ainda, que conduzir a matéria foi um grande desafio pelo cuidado que era preciso ter, já que em cada artigo estudado existia um emaranhado de leis e outras regras regidas pelo Estado e pela União. (Andreza de Souza/Divulgação Alesc)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/codigo-ambiental-sera-votado-na-proxima-semana/967017

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)