Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário na Assembleia discute o futuro da água em Santa Catarina

    Aberto oficialmente na noite de ontem (1º), no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, o seminário "O futuro da água em Santa Catarina - gestão integrada dos recursos hídricos" reuniu diversos palestrantes e debatedores na manhã desta quinta-feira (2).

    O primeiro palestrante foi o gerente de Meio Ambiente para a Produção Hidráulica e diretor da Empresa Nacional de Eletricidade (Endesa), da Espanha, Antonio Palau Ybars, que falou principalmente sobre a gestão integral dos recursos hídricos. Segundo ele, o ano de 1985 foi de reflexão sobre a água naquele país. A Lei de Águas espanhola previa concessão indefinida, fato que já não acontece mais, a partir da definição de concessão por 75 anos, até 2060. Mas os problemas lá são muitos, a exemplo do que ocorre no Brasil. "Há escasso conhecimento das funções da água, além da ausência de atitudes sociais ambientalmente coerentes." Mas ações estão sendo empreendidas para a gestão integral fluvial, com a participação pública, gestão da demanda e uso ambiental da água. "Buscamos o equilíbrio entre o uso e a preservação."

    O diretor de Recursos Hídricos, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, focou sua palestra na promoção de ações para a preservação das águas subterrâneas, com conhecimentos hidrogeológicos. Afirmou que é preciso construir um março legal da gestão das águas subterrâneas e formular políticas públicas nesse aspecto. Lembrou ainda a necessidade de todo o país desenvolver atividades educativas sobre as águas subterrâneas. "Nos trabalhos educativos esse é um tema superficial", criticou.

    Sobre os trabalhos no setor hídrico em Santa Catarina, o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Flávio Brea Victoria, falou ao público participante sobre as estratégias do Estado e ações integradas em água e recursos hídricos. Lembrou que é preciso conhecer e utilizar a água com sustentabilidade - tanto a superficial quanto a subterrânea - e trabalhar na infraestrutura e no aperfeiçoamento do manejo da água e do solo. "Devemos aproveitar a experiência dos países desenvolvidos para errarmos menos."

    O último palestrante da manhã foi o hidrogeólogo e professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Aoki Hirata. Ele disse que a humanidade vive uma revolução silenciosa, com a mudança da matriz hídrica do país. No Brasil, entre 30% e 40% da população depende das águas subterrâneas, que representam aproximadamente 30% dos fluxos de base dos rios. "As águas subterrâneas estão ocupando os espaços urbanos de forma lenta e silenciosa."

    O presidente da Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan), Walmor De Luca, um dos debatedores do encontro, alertou para a necessidade de o estado "acordar" e fazer política de recursos hídricos. "Não temos essa política. O que temos são ações isoladas."

    Mudança de foco

    Outro debatedor da manhã, o professor Luiz Fernando Scheibe, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador técnico do Projeto Rede Guarani/Serra Geral, disse que o mundo vive duas crises importantes: a econômica e a de mudanças climáticas. Segundo ele, essas questões que apontam para imensos problemas da humanidade colocam em cheque o modelo econômico e de consumo. "A prioridade dada até agora ao mercado como entidade reguladora está sendo efetivamente questionada e passa a se exigir dos estados uma regulação mais efetiva e mais eficiente." Falou também que todos os governos buscam a solução para os problemas de abastecimento de água para todas as atividades, atendendo justamente ao mercado. "Precisamos inverter as prioridades. Que se foquem a melhoria e a sustentabilidade da qualidade de vida do homem não no aumento do consumo, mas no gozo de todas as potencialidades colocadas diretamente à sua disposição pela natureza". (Rose Mary Paz Padilha/Divulgação Alesc)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-na-assembleia-discute-o-futuro-da-agua-em-santa-catarina/979787

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)