Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Dos Gabinetes - Justiça Eleitoral investiga transferência de Títulos Eleitorais

Os fortes indícios de ilicitude na transferência de títulos eleitorais para o município de Iomerê repercutiram na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em pronunciamento do segundo secretário da casa, deputado Reno Caramori (PP). Na oportunidade, o parlamentar se disse “envergonhado”, diante da tentativa de fraude, provavelmente direcionada para “favorecer a um ou outro candidato ou até mesmo a um partido na eleição municipal de 2012”. À época, o desembargador Eládio Torret Rocha havia destacado equipe da corregedoria, para diligência e posterior análise das transferências e alistamentos.

Após analisar o relatório dos trabalhos realizados pela equipe da corregedoria, segundo observado pelo desembargador, “constatou-se que muitos eleitores não foram identificados nas diligências e são desconhecidos dos moradores locais, o que demonstra a presença de indícios de irregularidade a exigir pronta e eficiente ação da Justiça Eleitoral”.

Nesta quarta-feira, o deputado Reno Caramori voltou a referir-se ao assunto. O parlamentar se declarou mais tranqüilo diante da pronta e eficaz ação Justiça Eleitoral, que editou a Portaria nº 04/2012, para convocar cerca de 600 eleitores alistados e transferidos para o município de Iomerê no ano de 2012. Os eleitores devem se apresentar à 36ª Zona Eleitoral, para procedimento de comprovação de domicílio eleitoral, na Biblioteca Municipal de Iomerê, situada na Rua João Rech, Centro, Iomerê, entre os dias 13 a 19 de agosto de 2012, de segunda a sexta das 11 às 17h e aos sábados e domingos das 10 às 12h e das 13h às 17h.

Os documentos a serem apresentados pelos eleitores convocados serão comprovante de residência e documento de identidade originais, definidos em portaria expedida pelo juízo da 36ª ZE. Serão aceitos somente aqueles que tiverem sido expedidos até 9 de maio, prazo final para o alistamento e a transferência eleitoral.

Os eleitores convocados e que, por ventura, não demonstrarem vínculo com Iomerê serão excluídos do cadastro eleitoral. Dados do IBGE apontam que, em 2010, o município tinha uma população de 2.739 habitantes, enquanto no cadastro da Justiça Eleitoral aparecem 2.999 eleitores inscritos. De 1º de janeiro até 9 de maio deste ano, 594 eleitores requereram inscrição, dos quais 129 representam novas inscrições e 465 transferências.

Carlos Paniz

SC 00093 JP

(48) 91569305/ 32212657

  • Publicações9928
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-justica-eleitoral-investiga-transferencia-de-titulos-eleitorais/100024338

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)