Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Educação superior é reivindicada em região rural do Oeste

    Discutir a implantação de um Instituto Federal de Educação na região Oeste foi o objetivo de audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (09). Promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, o debate ocorreu no Assentamento José Maria, município de Abelardo Luz.

    A pedido dos dirigentes do MST, a audiência foi presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT), vice-presidente da comissão. Conforme a parlamentar, a vinda ao assentamento busca levantar as necessidades dos agricultores da região e de suas famílias, especialmente no que se refere à reforma agrária. “Estamos aqui para garantir a implantação do IF e de todos os recursos materiais necessários para sua efetiva concretização”.

    Altair Lavratti, diretor estadual do MST, esclareceu que o processo de luta para a implantação do IFSC iniciou no ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff afirmou que haveria expansão de institutos federais por todo o país. “Indicamos o assentamento José Maria, em Abelardo Luz, por abrigar um número elevado de famílias e jovens que vivem nesta região. Já contamos com escola de nível médio com ênfase na agroecologia e de laboratórios e alojamentos. A expectativa é de que os órgãos competentes nos ajudem na conclusão deste processo”.

    Do debate com a sociedade, gerado durante a audiência, Lavratti espera que surjam encaminhamentos para o Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Queremos provar a importância elementar do processo de conhecimento e manutenção das famílias no campo. Não queremos que nossos jovens caiam no subemprego”.

    De acordo com o chefe da unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Sérgio Aozani, existem 1.500 famílias assentadas em Abelardo Luz e mais de 400 em Passos Maia, município vizinho. “São centenas de jovens que terão oportunidade de qualificação técnica para manterem-se no campo e garantirem a prosperidade da região”.

    O Incra cederá o espaço e continuará atuando como gestor dos assentamentos. Aozani lembrou que há 27 anos começou o processo de reforma agrária para colocar na região Oeste mais de 4 mil famílias. “Temos material humano de sobra para trazer um instituto federal e preparar as pessoas, principalmente para as questões voltadas ao campo e à produção de alimentos agroecológicos. É importante a descentralização da educação para que possamos diminuir os problemas decorrentes da superpopulação urbana”.

    Encaminhamentos

    Criar uma comissão para discutir e articular assuntos ligados ao tema; documento com cartas de apoio das entidades presentes a ser enviado ao MEC; audiências junto ao Ministério da Educação e com o reitor do IFSC, Francisco Sobral, foram as propostas levantadas durante a audiência.

    Luciane Carminatti aproveitou a oportunidade e propôs a criação de uma moção de apoio aos servidores e professores do Instituto Federal, em greve.

    Municípios beneficiados

    Segundo Altair Lavratti, a construção de um Instituto Federal neste local não se limita a servir apenas ao pessoal dos assentamentos. “O Grande Oeste, desde Joaçaba, Catanduvas, Ponte Serrada, Passos Maia até Dionísio Cerqueira, será beneficiado. Todos os jovens interessados neste espaço educacional poderão utilizá-lo”.

    O auditório do assentamento ficou repleto de famílias da região, integrantes do Movimento sem Terra, e famílias de comunidades indígenas que se manifestaram a favor da implantação de um instituto de educação superior gratuito e de qualidade.

    A maioria não teve oportunidade de concluir nem mesmo os estudos fundamentais e espera que seus filhos e netos tenham melhores condições de vida e educação.

    Apoiadores presentes

    A diocese de Abelardo Luz, representada pelo padre Genuíno Begnini, é uma das apoiadoras deste processo de implantação e integradora da comunidade. Segundo o pároco, “a melhor coisa que aconteceu nesta região foi entregar terras de latifundiários paranaenses e gaúchos, improdutivas, aos trabalhadores sem terra. A diocese se coloca a serviço para dar apoio à concretização do IFSC”.

    Antonio Inácio Andreolli, reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), disse que a instituição também tem como base movimentos sociais e acredita que o IFSC soma-se às universidades federais. “Desta forma, somos apoiadores e, junto ao MST e à Via Campesina, nos colocamos à disposição para ajudar na implantação do IFSC em Abelardo Luz. Precisamos fortalecer a escola pública. Precisamos inaugurar um novo jeito de fazer agroecologia. Este é um movimento que vem da sociedade para a academia. Com a implantação de um instituto federal aqui, temos a opção de fazer o contrário e construir conhecimento. Para isso, é fundamental a expansão da educação”.

    Josete Maria Pereira, pró-reitora do Instituto Federal Catarinense de Blumenau, pronunciou-se com a preocupação de que a construção de um centro educacional para a região precisa de muita responsabilidade. “Essa política de acesso e inclusão deve tratar da educação de jovens e adultos. É muito importante trabalhar a mobilização e a autoestima dos adultos, a integração com seus filhos”.

    Segundo a pró-reitora, o IFSC de Blumenau dará todo o apoio para que a implantação se concretize com muito cuidado.

    Também estiveram presentes na audiência o prefeito de Abelardo Luz, Diomar Fontenelle; a secretária de Cultura da cidade, Jucélia de Quadros; José Carlos Brancher, representante do Instituto Federal Catarinense de Blumenau, e a coordenadora do MST da região, Irma Brunetto. (Michelle Dias)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/educacao-superior-e-reivindicada-em-regiao-rural-do-oeste/100027672

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)