Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto estabelece alíquota de 12% de ICMS sobre energia elétrica para produtores rurais

    De autoria do deputado Dóia Guglielmi (PSDB), foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (04) o Projeto de Lei 153/2012, que dispõe sobre o ICMS relativo à fixação de uma alíquota mínima de energia elétrica aos produtores rurais.

    Conforme a matéria, em Santa Catarina foram adotadas alíquotas diferenciadas para a incidência do ICMS, estabelecendo-se o índice de 17% como alíquota geral, o de 25% como alíquota máxima e o de 12% como alíquota mínima. No que se refere à energia elétrica, fixou-se que a regra geral é a de cobrança do imposto à razão de 25%. Considerando que a energia é produto essencial, a proposta é a de fixação da alíquota mínima de 12%.

    De acordo com Dóia Guglielmi, atualmente o critério adotado pelo estado para a incidência do ICMS, especificamente em relação às operações com energia elétrica destinada ao produtor rural, mostra-se absolutamente incoerente. “Nenhum produtor rural consegue operar com energia elétrica abaixo dos 500kw mensais”.

    O projeto busca o incentivo e a redução de custos incidentes, pelo estado, sobre essa atividade. Dessa forma, haverá um aumento da aplicação desses recursos no próprio meio rural catarinense. “O incremento da agricultura em Santa Catarina representa a grande possibilidade de se manter no campo famílias de agricultores que, ao deixarem sua atividade rural por inexistência de meios, logo passam a engrossar as fileiras de desempregados nas periferias dos centros urbanos”, destacou Dóia. (Michelle Dias)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações542
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-estabelece-aliquota-de-12-de-icms-sobre-energia-eletrica-para-produtores-rurais/100051107

    Informações relacionadas

    Haas Advocacia , Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Petição inicial ICMS na conta de energia elétrica

    Thamara Guerra, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Petição Inicial restituição c/c dano moral

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)