Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto propõe identificação de RH e tipo sanguíneo de recém-nascidos

    As maternidades públicas, privadas e estabelecimentos hospitalares devem incluir a identificação do fator RH e do grupo sanguíneo do recém-nascido por ocasião do teste do pezinho (teste de Guthrie). A medida está prevista no Projeto de Lei 302/2012, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), em trâmite na Assembleia Legislativa.

    Conforme o projeto, o recém-nascido será submetido, logo após ao teste do pezinho, à retirada de sangue, na ponta do dedo anular, para o reconhecimento do fator RH e grupo sanguíneo. Padre Pedro justifica que o teste, apelidado de “teste do dedinho”, possibilitará que o pediatra tenha um histórico mais completo do bebê, o que será de grande importância durante o desenvolvimento da criança. “A identificação do bebê através do tipo sanguíneo na própria sala de parto evitará, até mesmo, possíveis trocas na maternidade”, argumenta.

    O parlamentar destaca ainda que muitas crianças crescem e tornam-se adultas sem saber qual o seu tipo sanguíneo, fato que pode até trazer consequências danosas em casos de acidentes graves e tratamentos de urgência que exijam transfusão de sangue.

    O teste do pezinho

    O teste de Guthrie é realizado em todos os recém-nascidos no território nacional desde 1992 e consiste em uma picada no calcanhar do bebê para coleta de sangue, entre três e sete dias de vida. Esse exame possibilita o diagnóstico precoce de doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas. (Lisandrea Costa)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações661
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-propoe-identificacao-de-rh-e-tipo-sanguineo-de-recem-nascidos/100101239

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)