Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Legislativo regulamenta Pagamento por Serviços Ambientais

    Com objetivo de regulamentar artigo do Código Ambiental de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 423/09, encaminhado pelo Poder Executivo, que institui a Política Estadual de Serviços Ambientais e regulamenta o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA) no âmbito do Estado de Santa Catarina e estabelece formas de controle, gestão e financiamento deste programa. A matéria teve apensada proposta semelhante do deputado Pedro Baldissera (PT) que já tramitava na Casa.

    O programa será implementado por meio de subprogramas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), com vistas a atender aos critérios de prioridade de conservação dos recursos naturais que garantam a prestação de serviços ambientais. Para tanto, se consideram serviços ambientais as funções ecossistêmicas desempenhadas pelos sistemas naturais que resultam em condições adequadas à sadia qualidade de vida, constituindo as seguintes modalidades: serviços de aprovisionamento (que resultam em bens ou produtos ambientais com valor econômico, obtidos diretamente pelo uso e manejo sustentável dos ecossistemas) e serviços de suporte e regulação (que mantêm os processos ecossistêmicos e as condições dos recursos ambientais naturais, de modo a garantir a integridade dos seus atributos para as presentes e futuras gerações.

    O projeto também define como pagamento por serviços ambientais a retribuição, monetária ou não, referente às atividades humanas de preservação, conservação, manutenção, proteção, restabelecimento, recuperação e melhoraria dos ecossistemas que geram serviços ambientais, amparados por programas específicos. Além de estipular como pagador de serviços ambientais aquele que provê o pagamento dos serviços nos termos da lei, podendo ser agente público ou privado. (Rodrigo Viegas/Divulgação Alesc)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legislativo-regulamenta-pagamento-por-servicos-ambientais/2038298

    Informações relacionadas

    Smart Agroambiental, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Pagamentos Por Serviços Ambientais

    FÁBIO VASQUES ADVOCACIA, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Pagamento por Serviços Ambientais e a Lei 14.119/21

    Caroline Rachid, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Sancionada Lei de Pagamento por Serviços Ambientais

    Roberto F. de Macedo , Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Do Pagamento por Serviços Ambientais

    Artigoshá 4 anos

    Pagamento por serviços ambientais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)