Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atletas de Biguaçu são homenageados em sessão solene

    Uma solenidade em homenagem aos atletas de Biguaçu ocorreu na noite da última quarta-feira (02), no Centro Cultural Casarão Born, em Biguaçu. Na sessão solene, proposta e conduzida pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), 184 atletas e ex-atletas receberam placas e certificados de honra ao mérito. A cerimônia foi inspirada no livro “O Esporte é Massa”, da vereadora Salete Cardoso. Foram homenageados esportistas de renome nacional, como André Santos, ex-Figueirense e seleção brasileira, e Marquinhos, ex-Avaí e atualmente no Santos. Destaques a atletas de outras modalidades também foram concedidos, como do handebol, vôlei, automobilismo, atletismo, vela e surf.

    O objetivo do evento, segundo Jorginho Mello, é demonstrar o reconhecimento do Parlamento catarinense aos atletas que fizeram a história do esporte no município. “Gostaria de homenagear, cumprimentar e aplaudir as pessoas que fizeram do esporte um meio de vida e trouxeram orgulho e alegrias não somente a Biguaçu, mas a todo o estado”.

    Salete Cardoso, ex-atleta, destacou a importância das atividades esportivas como agente formador da cidadania. “A sociedade deve enxergar o esporte não só pelas honrarias que pode trazer, mas também pelo que ele pode proporcionar como valorização pessoal”. Para Salete, o desenvolvimento da atividade não se dá somente com a construção de novos ginásios e pistas, mas também através do reconhecimento do capital humano. “Essa cerimônia é um referencial para Santa Catarina. Cada lágrima, cada dor que os atletas tiveram que passar foram valorizados hoje”.

    Na visão de Adelaide Lara Vieira, ex-atleta homenageada, também os professores devem ter seu trabalho enaltecido, pelo papel que exercem na formação de novos profissionais. “Derrotas e vitórias fazem parte do nosso diaadia e quase todos nós recebemos, no começo de nossa carreira, o estímulo de um professor, geralmente na escola. Temos sempre que lembrar que o esporte salva vidas”, afirmou.

    O papel social das práticas esportivas também foi destacado por Ramon Wollinger, vice-prefeito de Biguaçu. “Temos uma juventude assolada pelas drogas e, se o esporte traz benefícios, o mais importante deles certamente é o de ser campeão na vida”. Wollinger agradeceu também o apoio do empresariado e entidades esportivas locais no sucesso do município em revelar atletas.

    Um dos profissionais mais destacados na cerimônia foi Célia Maria Goedert Neis, que conquistou a primeira medalha de ouro para o estado. A conquista se deu nos Jogos Escolares Brasileiros de Maceió, em 1972, na modalidade 800m rasos. Aos 53 anos, Célia, que seguiu no esporte como técnica de atletismo, atualmente está aposentada e afirmou estar “muito surpresa com a homenagem e feliz com a lembrança a tantos talentos formados no município”.

    Dos cinco atletas catarinenses selecionados para representar o Brasil na Para-olimpíada de Pequim, em 2007, três são de Biguaçu. Um deles é Sidnei Antolino Lopes, duas vezes medalhista de ouro na competição. Portador de deficiência mental e cadeirante, Lopes foi campeão nas modalidades arremesso de peso e corrida com cadeira de rodas. Além dele, foram homenageados os para-atletas Vivian Maria Barbosa, destaque no salto à distância, e Edenilso Dutra, na corrida.

    Satisfeita com o reconhecimento aos atletas, Ivone Adriano dos Santos, diretora da APAE local, destacou a relevância do evento para os alunos da instituição: “O diaadia deles é marcado pela superação. A cerimônia de hoje certamente os incentivará ainda mais a transpor as limitações com que são obrigados a conviver”. (Alexandre José Back/Divulgação Alesc)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atletas-de-biguacu-sao-homenageados-em-sessao-solene/2218909

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)