Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dos gabinetes - Discussão do Código Ambiental Catarinense fecha ciclo de audiências públicas

    A Assembléia Legislativa de Santa Catarina, coordenada pelas Comissões de Agricultura, Constituição e Justiça, Finanças e Meio Ambiente, completou, esta semana, a décima e última audiência pública sobre o novo Código Ambiental Catarinense, as cidades escolhidas foram Lages, Campos Novos, Videira, Criciúma, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Chapecó, Concórdia e Florianópolis, todos os encontros com lotação máxima. "Nestes dez anos como deputado estadual, participei de diversas audiências, mas nenhuma com a repercussão e participação popular como esta do Código Ambiental", comenta Moacir Sopelsa.

    Presidente da Comissão de Agricultura da ALESC, Sopelsa participou de todas as audiências e tem sido contundente em seus pronunciamentos sobre o projeto, alertando para a necessidade de implementação de uma norma legal compatível com a realidade fundiária catarinense. Para ele, está em jogo o futuro do agricultor, o modelo fundiário estadual e até o equilíbrio social dos núcleos urbanos. "Se não houver solução, as pequenas propriedades vão ser inviabilizadas, as famílias vão deixar o campo e vão aumentar os cinturões de pobreza das cidades", alerta.

    Na última audiência, em Florianópolis, o parlamentar chamou a atenção da grande platéia, lembrando que SC é conhecida por suas propriedades familiares, que teriam em média 50 hectares. Aproveitou para perguntar quem na platéia tem ao menos essa quantidade de terra e poucos acusaram, enquanto a grande maioria sinalizou quando pediu manifestação dos que têm propriedades menores. Aí lembrou que a maioria das famílias herdou terras de seus avós, que compraram as chamadas "colônias", com cerca de 24 hectares. "Aqui existe a verdadeira reforma agrária produtiva, mas a atual legislação está inviabilizando esse pessoal".

    Segundo Sopelsa, o código deve se adequar a realidade territorial catarinense, que é diferente de outros Estados da Federação, não podendo comparar SC com a Amazônia, com o cerrado, pois as diferenças são imensas e precisam ser avaliadas. "Como pode um pequeno agricultor respeitar o limite de preservação imposto para margens de córregos, num estado de terra dobrada, com topografia acidentada, se em sua pequena propriedade só resta uma pequena várzea agricultável?" - ele questiona.

    Em todas as dez audiências, a porcentagem de pequenos agricultores familiares tem ocupado o maior número de lugares, mostrando maior interesse do setor produtivo, que pode sofrer conseqüências trágicas se a lei não se adequar a realidade de SC. "O agricultor quer cumprir a lei e demonstra isso nos encontros, só não a cumpre quando isso é humanamente impossível. Se não for possível manter um modelo produtivo, serão 32,8 mil famílias que vão ter que deixar suas propriedades", avalia Sopelsa.

    O deputado tem sido enfático ao dizer que o código precisa alcançar o equilíbrio, que é necessário preservar para respirar um ar mais puro, mas salienta que também é necessário produzir alimentos, porque sem eles não respiramos."Este é o principal projeto de lei que tramita na ALESC em 2008 e não tenho dúvidas que até a aprovação, alcançaremos o equilíbrio necessário, com preservação e produção", afirma.

    Mais informações:

    Moacir Sopesla – Deputado Estadual – (48) 9969 1508

    André Guesser

    Assessor de imprensa do deputado Moacir Sopelsa

    (48) 3221 2714

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-discussao-do-codigo-ambiental-catarinense-fecha-ciclo-de-audiencias-publicas/223878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)