Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dos Gabinetes - Alécio Verzola é homenageado pelo deputado Sargento Soares na Assembleia Legislativa

    O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) fez, na Tribuna da Assembleia Legislativa, homenagem para o militante comunista Alécio Verzola, que faleceu no dia 3 de julho, vítima de câncer no cérebro, na Capital. Seu corpo foi cremado em Balneário Camboriú.

    Integrante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde a adolescência, Verzola dedicou toda sua vida para a transformação da sociedade. É descendente de uma família de comunistas, especialmente seu tio, João Verzola, que faz parte de um grupo de destacados dirigentes comunistas como Roberto Motta, Manoel Alves Ribeiro (Seu Mimo), Álvaro Ventura e Eglê Malheiros.

    Durante sua militância política, Verzola lutou contra o nazifascismo e defendeu a participação brasileira na II Guerra Mundial para derrotar os países do Eixo. “Alécio veio da linhagem dos comunistas que na década de 30 e 40, aqui no Estado de Santa Catarina, lutaram em verdadeiras batalhas campais contra os integralistas de Plínio Salgado”, descreveu Soares.

    Ele também foi defensor da Petrobrás como empresa pública e lutou contra a ditadura militar. No final da década de 60 e no começo da década de 70, alguns militantes comunistas, incluído Verzola, tentaram reorganizar o Partido Comunista Brasileiro (PCB) depois da repressão promovida pelo golpe militar. “Lutavam contra a opressão e a repressão, pela democracia e pela liberdade de se manifestar”, afirmou, citando ainda lutadores comunistas como Teodoro Ghercov e Cirineu Martins Cardoso.

    Por essa luta, Verzola foi preso e torturado barbaramente na Operação Barriga Verde, de forma injusta, ilegítima e ilegal, junto com outros companheiros.

    “Queremos nessa homenagem, às vítimas das seqüelas deixadas pela tortura, dizer que é preciso repudiar todos aqueles que torturaram. É o repúdio de um sargento da Polícia Militar, ocupante do cargo de deputados estadual, a todos aqueles que torturaram Alécio Verzola, Cirineu Cardoso, Teodoro Ghercov e tantos outros na Operação Barriga Verde”, disse Soares. Ele saudou ainda os familiares e todas as pessoas que ainda se mantém na luta pela justiça, liberdade e contra a opressão dos homens sobre os homens.

    http://www.youtube.com/watch?v=KJu7UJEs8F8

    Alexandre Brandão

    Assessor de imprensa do gabinete do deputado Sargento Amauri Soares

    (48) 9911-0272 e 3221-2640

    contato@sargentosoares.com.br / www.sargentosoares.com.br

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações288
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-alecio-verzola-e-homenageado-pelo-deputado-sargento-soares-na-assembleia-legislativa/2268912

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)