Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dos Gabinetes - Aguiar valoriza Semana do Contestado no parlamento catarinense

    O aniversário do acordo que selou o final do conflito do Contestado, há 98 anos, foi motivo de pronunciamento do deputado Antônio Aguiar (PMDB), durante a sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (20). Ele fez referência a projetos de sua autoria que tornaram-se leis, em 2001 e 2002, ainda em seu primeiro mandato como representante do Planalto Norte no parlamento estadual. O primeiro reconheceu a bandeira do Contestado, cruz verde em fundo branco como símbolo regional. O outro estabelece o período de 20 a 27 de outubro como Semana do Contestado: “A Lei nº 16.881 tem por objetivo marcar um período anual para que se reverencie o episódio, provocando debates e conferências na rede escolar pública e particular, bem como comemorações cívicas e históricas”, explicou Aguiar.

    O líder do PMDB disse que o conflito, que se estendeu de 1912 a 1916, em área aproximada de 30 mil quilômetros quadrados disputada pelos estados de Santa Catarina e Paraná, marcou a luta pela posse da terra de aproximadamente 40 mil sertanejos. “Por muito tempo, mesmo em minha região de origem, o Contestado era um episódio guardado no armário, e para alguns tinha apenas o viés do confronto religioso, do messianismo ligado aos monges que marcaram passagem na região. Décadas após, o Contestado foi revisto e valorizado como uma justa revolta popular contra governos estaduais que promoviam a concentração da terra nas mãos de poucos, e com o governo federal, que concedeu uma extensa área já habitada a uma empresa norte-americana responsável pela construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande”, ponderou o parlamentar.

    O conflito teve o componente religioso, pois os chamados caboclos buscavam esperança e salvação, acreditando na ressurreição e na instauração de um reinado de paz, justiça e fraternidade. A "Guerra do Contestado” ficou conhecida como o episódio que terminou em massacre e a rendição em massa dos sertanejos que, embora tivessem se empolgado com as primeiras vitórias, não puderam resistir à superioridade bélica das forças repressivas. Mas rendeu o acordo sobre a questão dos limites entre Santa Catarina e Paraná. “A região passou a viver uma nova realidade sócio-econômica e cultural. O desenvolvimento, que acontece a passos largos, preserva, contudo, o espírito inconformista e empreendedor do homem do Contestado, que venceu as adversidades de uma região inóspita e conflitante na luta por sua sobrevivência e na busca de seus direitos”, reforça Aguiar.

    [www.bancadadopmdb.com.br

    Evory Pedro Schmitt - JP 00269/SC

    (48) /

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-aguiar-valoriza-semana-do-contestado-no-parlamento-catarinense/2427490

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)