Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra sobre igualdade e direitos das minorias marca o encerramento da Semana de Educação para a Cidadania

    A palestra “Igualdade e direitos das minorias”, proferida pelo procurador regional da República e professor de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniel Antonio de Moraes Sarmento, encerrou as atividades da Semana de Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O debate foi realizado no Auditório Antonieta de Barros, dia 11, às 19 horas, em parceria com a universidade Estácio de Sá, que promoveu durante a semana o 9º Ciclo de Palestras do Curso de Direito.

    Na abertura do evento, a coordenadora Carla Maria Vieira Pedrozo deu as boas-vindas aos estudantes que lotaram o auditório e esclareceu que a semana foi promovida pela Escola com o intuito de divulgar e estimular as boas práticas cidadãs. Em sua explanação, o professor Daniel Sarmento - doutor em Direito Público pela UERJ e pós-doutor pela Universidade de Yale (EUA) - expôs algumas razões para o direito proteger os mais fracos, “não do ponto de vista quantitativo, mas mais fracos em relação a sua condição de poder”.

    Conforme a argumentação do professor, a legislação pressupõe que todos os cidadãos devem ter o mesmo respeito e consideração, no entanto, existem grupos frágeis que têm mais dificuldade de exercer plenamente os seus direitos. “É o caso, por exemplo, dos deficientes, dos negros, dos mais pobres, dos homossexuais, das minorias étnicas e religiosas e das mulheres.” Sarmento abordou o que o direito tem a contribuir com esses grupos.

    “As normas gerais do direito são construídas para atender a um sujeito padrão, que é homem, branco, heterossexual, rico e católico. Essas normas precisam ser estendidas para atender as demandas dos grupos minoritários”, explicou. Para isso, existem instrumentos jurídicos que o professor defende, tais como as políticas de inclusão por meio de cotas, o casamento gay e o direito à adaptação razoável para as minorias religiosas. Sobre esse último ponto, exemplificou: “é direito dos adventistas do 7º dia ter o seu dia de descanso sabático respeitado, então, a realização de um concurso público no sábado fere o direito dessa minoria”.

    As mulheres, conforme a interpretação de Sarmento, também configuram uma minoria, não do ponto de vista numérico, mas na relação de empoderamento social e político. Garantir direitos iguais aos grupos minoritários ainda é um ideal muito distante, na opinião do professor, mas a sociedade está avançando. A palestra foi mediada pela professora Priscila Monteiro Pereira, coordenadora do curso de Direito da Estácio de Sá, e teve como debatedor o professor Almir José Pilon. (Lisandrea Costa)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações422
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-sobre-igualdade-e-direitos-das-minorias-marca-o-encerramento-da-semana-de-educacao-para-a-cidadania/2465107

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)