Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dos Gabinetes - Trabalho social com xadrez rende homenagem a professor

    Na próxima segunda (12), a Assembleia Legislativa realiza sessão solene de concessão da Comenda do Legislativo Catarinense, onde vai homenagear pessoas físicas e jurídicas que no campo de suas atividades realizam ações relevantes e de destaque no Estado. Por se tratar de uma pessoa que tem contribuído significativamente para mudar a história de muitas crianças e adolescentes, proporcionando a elas a perspectiva de um futuro melhor, por indicação do deputado Elizeu Mattos (PMDB), o professor Março Aurélio Zaror Cordeiro, técnico de xadrez de Lages, será um dos homenageados da noite.

    Março aprendeu a jogar xadrez aos 13 anos. Desde então participou de mais de 500 torneios. Em 1993, venceu o Campeonato Catarinense Absoluto, do qual é tri campeão. Chegou a Lages em 1994 onde começou a trabalhar com as crianças o xadrez, nas escolas. Desde então foram mais de 40 títulos estaduais, 10 nacionais, entre Jasc, Joguinhos Abertos e Olesc, o último em 2011. O Projeto Circuito Municipal de Xadrez, desenvolvido por ele, envolve cerca de 200 crianças, entre seis e 16 anos, além de jogadores portadores de necessidades especiais, veteranos e da região em geral. Tem um trabalho social, cuja meta é levar a prática do xadrez ao maior número de pessoas possível, trabalhando desde a autoestima, até raciocínio, concentração, formação do pensamento, senso crítico, autonomia de pensamento, tomada de decisões, entre outros benefícios que o esporte atribui à vida de jovens e adolescentes, como atividade saudável, edificante, que oportuniza conhecer novas pessoas, lugares e situações. Prevenção a comportamentos marginais e com substâncias que causam dependências também é o foco do trabalho e da consciência nele contido.

    Ao longo destes 17 anos de Lages contribuiu na formação de médicos, advogados, engenheiros, professores, administradores, dentistas e de maneira em geral, na cidadania de todos que passaram por suas aulas. Nomes como Alfeu Junior Varela Bueno (único mestre em xadrez que Lages já formou), Joana Viana Garcia (tetra campeã brasileira), André Giovane Leal Furlan (mestre em Engenharia Elétrica), Luciano Justi Antunes (professor de Educação Física), Matheus Demertine (futuro Engenheiro Civil), Gilmar De Lorenzi (Campeão do ParaJasc, na categoria Deficientes Visuais), Diomário Tavares (Campeão do ParaJasc na categoria Deficiente Físico), são alguns dos cidadãos que passaram pelas mãos de Março Cordeiro e hoje encontram-se espalhados por Santa Catarina e pelo Brasil.

    Foto legenda: O trabalho de Março Cordeiro está sendo reconhecido pelo Parlamento Catarinense

    Serviço

    Evento: Sessão Solene de concessão da Comenda do Legislativo Catarinense

    Dia: 12 de dezembro de 2011

    Hora: 19h

    Local: Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Plenário Deputado Osni Regis

    Assessoria de Imprensa

    Gabinete deputado Elizeu Mattos

    Liderança do Governo

    (49) 99187713/ (48) 3221-2705

    www.elizeumattos.com.br

    http://twitter.com/e_mattos

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-trabalho-social-com-xadrez-rende-homenagem-a-professor/2955769

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)