Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Federação agradece proposta que cria o Dia do Extensionista Rural

    O presidente da Federação das Associações de Funcionários da Pesquisa e Extensão Rural (Faper), Zenório Piana, utilizou espaço na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (6), para falar sobre o papel do extensionista rural e agradecer a proposição, de autoria do deputado Dirceu Dresch (PT), que institui o dia 6 de dezembro como Dia do Extensionista Rural. O projeto parlamentar foi protocolado hoje.

    Piana destacou a importância do extensionista rural para a propagação de tecnologias e o apoio aos agricultores. Disse que o sucesso do modelo agrícola catarinense se deve, em grande parte, ao trabalho desses técnicos. “O nosso estado ocupa o primeiro lugar na produção nacional de maçã, suínos e cebola, o segundo lugar em produção de aves, o quarto lugar em produção de alho e banana e o quinto lugar em produção de batata. Boa parte desse sucesso foi alcançada com o trabalho de pesquisa e extensão rural”, informou.

    Conforme o presidente da Faper, a extensão rural moderna configura-se como ensino informal porque contribui para a difusão de conhecimento. O extensionista rural surgiu no Brasil em 1930, junto à Escola Superior de Viçosa (MG). Em Santa Catarina, a profissão surgiu junto à Secretaria de Agricultura e se consolidou com a criação da Acaresc (atual Epagri), em 1957. Profissionais de diferentes formações, como os engenheiros agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e profissionais de áreas sociais desempenham a função de extensionista rural. “A nossa categoria fica muito honrada com a proposta de criação de uma data em nossa homenagem”, resumiu Piana. (Lisandrea Costa)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/federacao-agradece-proposta-que-cria-o-dia-do-extensionista-rural/2956022

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)