Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia Estadual do Extensionista Rural reconhece profissionais que apoiam agricultores

    O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, durante a sessão da tarde de hoje (23), o Projeto de Lei 554/2011, de autoria do deputado Dirceu Dresch (PT), que institui o Dia Estadual do Extensionista Rural, a ser comemorado no dia 6 de dezembro. O projeto tem por objetivo “valorizar e reconhecer a importância dos extensionistas rurais de Santa Catarina”.

    Conforme a justificativa do autor, muito dos bons índices de qualidade de vida no meio rural são decorrentes da atuação do extensionista, que contribui para que o estado tenha liderança em diversas cadeias produtivas. “São profissionais de diversas áreas do conhecimento (engenheiros agrônomos, médicos veterinários, assistentes sociais, engenheiros florestais ou comunicadores) que, por meio de um sistema informal de educação, continuamente promovem processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive atividades agroextrativistas, florestais e artesanais, tendo como foco principal os agricultores familiares”, informou Dresch.

    Existem no Brasil cerca de 20 mil extensionistas rurais. Em Santa Catarina, esses profissionais atuam principalmente na Epagri, na Cidasc, em ministérios, cooperativas e associações, e ajudam a melhorar os indicadores de produção, proteção dos recursos naturais e de desenvolvimento, conforme o deputado. Ele destaca ainda que dois temas de relevante interesse para os profissionais estão em discussão atualmente no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional 49, que institui pisos nacionais de salários para os extensionistas de nível médio e superior, e a retomada da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater). (Lisandrea Costa)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-estadual-do-extensionista-rural-reconhece-profissionais-que-apoiam-agricultores/3129004

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)